O Dia – 06/05/2023
Mais de 500 postos de vacinação foram disponibilizados, das 8h às 17h, para a aplicação do imunizante para todos os públicos
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro (SMS-Rio) realiza o Dia D de vacinação contra a Influenza neste sábado (6). Segundo a pasta, mais de 500 postos de vacinação foram disponibilizados, das 8h às 17h, para a aplicação do imunizante para todos os públicos. Pessoas a partir dos seis meses de idade já podem receber a vacina, incluindo crianças, jovens e adultos, independente de terem ou não comorbidades.
“A cobertura está muito baixa no momento. É importante que as pessoas se conscientizem e venham se vacinar antes da chegada do inverno, quando aumentam os casos de gripe. Hoje estamos com quase 600 pontos de vacinação em toda a cidade e nossa expectativa é de aplicar 50 mil doses. Todas as pessoas acima de seis meses de idade podem vir se vacinar. As emergências pediátricas estão cheias de crianças com bronquiolite, que é um quadro que pode ser evitado com a vacina. Então, tragam seus filhos e venham também se vacinar”, alertou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
A vacina usada na campanha de 2023 protege contra as três cepas do vírus Influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul, sendo eles o H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria. Para aqueles que já tomaram o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão receber pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A campanha vai até 31 de maio e tem como objetivo alcançar cobertura de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de dois milhões de pessoas na cidade. Além das unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), também foram implantados postos em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, praças, entre outros, como forma de facilitar o acesso à da população. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe/.
Leia também: Medicamentos: governos desperdiçam R$ 1 a cada R$ 3 gastos