Diário do Rio – 28/04/2026
O espaço é integrado à unidade de Atenção Primária e conta com profissionais de educação física e de saúde para o acompanhamento dos usuários
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio inaugurou, neste sábado (27/04), um novo espaço do programa Academia Carioca. O local escolhido foi o Centro Municipal de Saúde Parque Royal, no bairro da Portuguesa, na Zona Norte. O objetivo é ampliar o acesso da população da região a atividades físicas e educativas com foco na prevenção de doenças e na promoção de saúde física e mental. O espaço é integrado à unidade de Atenção Primária e conta com profissionais de educação física e de saúde para o acompanhamento dos usuários.
No CMS Parque Royal, o programa já conta com 150 participantes. Com a inauguração do novo espaço — que terá 30 aparelhos e capacidade de 3,3 mil atendimentos por mês —, a expectativa é que o número de usuários atendidos dobre. Entre as atividades ofertadas estão ginástica nos aparelhos, aulas de alongamento, danças e caminhada, sempre com orientação de um profissional de educação física. O programa também realiza ações de educação em saúde presenciais e digitais, com atividades culturais voltadas à promoção da saúde e ao suporte emocional.
Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população. O programa está presente em 216 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e chegou à marca de 195 mil participantes, 55% deles com mais de 60 anos.
Levantamento feito pela coordenação do programa mostra que a prática regular de atividade física aumentou a qualidade de vida da população envolvida. Entre os resultados, a pesquisa indicou que 90% dos participantes apresentaram controle da pressão arterial; 61% tiveram redução do peso corporal; 52% redução do IMC. Dos integrantes que faziam uso de medicação prescrita, 20% tiveram a indicação medicamentosa suspensa, após reavaliação médica.
Leia também: Cidade do Rio atinge marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra gripe