A prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (5), o Centro Carioca de Especialidades (CCE), localizado em Benfica, zona Norte da cidade. O CCE é a primeira parte do que está sendo chamado de Super Centro Carioca de Saúde que será composto ainda pelo Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e pelo Centro Carioca do Olho (CCO) que devem ser inaugurados até novembro. Juntas as três unidades terão capacidade para realizar 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês.
A primeira unidade inaugurada nesta quarta será responsável pela realização de mais de 27 mil procedimentos por mês nas áreas de alergologia, angiologia, cardiologia, neurologia, odontologia, pneumologia, proctologia e reumatologia, entre outras.
A expectativa é que até novembro sejam inaugurados também o Centro Carioca de Diagnóstico (CCD), que tem previsão de realizar até 34 mil procedimentos por mês como tomografias, ressonâncias, ultrassonografias e mamografia, e o Centro Carioca do Olho (CCO), com capacidade para realizar até 54 mil consultas, procedimentos e exames oftalmológicos mensais.
Com a entrada em funcionamento do equipamento a prefeitura pretende reduzir os tempos de espera para os serviços de saúde com maiores demandas na cidade. Atualmente, segundo o município, a fila do Sisreg conta com 150 mil pessoas. A estimativa é que, com a inauguração, o tempo de espera passe a ser de, no máximo, 30 dias até metade do ano que vem.
— Em 2008 eu já falava que o Rio tem hospital demais e atendimento de menos e o fato é que 80% dos problemas da saúde a gente resolve na ponta. Investimos na atenção básica e isso criou curiosamente um problema que é o encaminhamento para as especialidades o que gerou fila do Sisreg, pois as pessoas passaram a identificar mais os problemas de saúde. Esse equipamento é para zerar a fila do Sisreg e acabar com o sofrimento da fila— disse o prefeito Eduardo Paes.
O centro de saúde fica na Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 545, em Benfica, e receberá pacientes das unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, encaminhados pelo Sisreg. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Para facilitar o acesso dos pacientes, principalmente os moradores das zonas Norte e Oeste, a Prefeitura do Rio oferecerá dois ônibus gratuitos e identificados para chegada à unidade, circulando por pontos estratégicos do entorno do complexo de saúde.
Leia a matéria na íntegra: Prefeitura inaugura super centro carioca de saúde prometendo reduzir tempo de espera no Sisreg