O Globo – 10/11/2024
Diagnóstico final será feito apenas pelos médicos, que usam a ferramenta para auxiliar a identificar lesões pouco visíveis
O Super Centro Carioca de Saúde adotou o uso de uma Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os médicos da unidade a diagnosticarem o câncer de mama. Os exames passam pelo diagnóstico feito pelo corpo clínico do Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI) e também por uma análise da IA que ajuda a identificar possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional. Com a implantação da nova tecnologia, a unidade reduziu o tempo de diagnóstico da doença, algo essencial para aumentar a chance de tratamento e cura.
— A inteligência artificial não vai fechar o diagnóstico do paciente. Ela vai auxiliar na identificação das lesões levando apenas 20 segundos e isso auxilia na redução do tempo de diagnóstico da doença. Depois que as lesões são identificadas, o médico é quem vai considerar ou não o que foi identificado e fechar o diagnóstico — explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A IA ajuda a equipe médica a identificar os “achados críticos” e indica o percentual de gravidade de cada uma delas. Além do exame de imagem, o corpo clínico considera o histórico médico do paciente antes de fechar o diagnóstico.
Acompanhamento
O CCDTI também tem outro projeto voltado aos pacientes que tem suspeita de câncer de mama. Uma equipe especializada monitora desde os exames na fase de investigação diagnóstica da doença. Assim, eles conseguem agir em caso de uma paciente apresente qualquer tipo de alteração. Após a conclusão do diagnóstico, a equipe comunica a unidade de Atenção Primária de referência da paciente para dar o seguimento necessário no sistema de regulação para início do tratamento.
Para notar o desenvolvimento do câncer de mama, é primordial observar sinais como caroço nas mamas ou na axila, inchaço ou dores na região da mama, inversão, secreção ou descamação do mamilo e pele com aspecto enrugado, avermelhada ou irritada. Estes são alguns indicativos essenciais e a recomendação é buscar uma unidade de saúde para as devidas orientações e solicitações de exames. No SUS, exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia são ofertados para prevenção e diagnóstico precoce de pacientes da rede.
Para ter acesso aos serviços e ao tratamento do câncer de mama, o paciente deve procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde. Para encontrar a unidade mais próxima de sua residência, basta consultar no serviço Onde ser atendido, que pode ser acessado pelo site da Secretaria Municipal de Saúde (prefeitura.rio/ondeseratendido).