Terraço Econômico – 19/09/2022
Meu nome é Daniel Soranz, sou médico sanitarista, especialista em Medicina de Família e Comunidade, fui duas vezes secretário Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro e tenho mais de uma década de experiência em gestão. Com mestrado em políticas públicas e doutorado em epidemiologia pela Fiocruz, liderei – em conjunto com o prefeito Eduardo Paes – a reforma da Saúde no Rio, ampliando a cobertura da estratégia Saúde da Família de 3,5% para cerca de 70% entre 2009 e 2016, com a construção de 115 Clínicas da Família e a implantação de 1280 equipes de Saúde da Família.
O avanço permitiu que mais de 4 milhões de cariocas que antes não tinham acesso à saúde básica passassem a ter um serviço de mais qualidade e inclusivo. Essa expansão só foi possível porque, na época, muitos esforços foram concentrados para que houvesse mais investimentos e planejamento na área. No entanto, de 2017 a 2020, o município do Rio de Janeiro começou a sofrer com o descaso na saúde pública, com fechamento de leitos, sucateamento das unidades e descontinuidade de contratos de mão de obra.
+ SAIU NA MÍDIA – Daniel Soranz, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil: alguns dos homenageados com Troféu AIB de Imprensa
Isso contribuiu para que, em 2020, no ápice da pandemia de covid-19, a cidade do Rio tivesse um dos piores índices de mortalidade do país. Brasileiros em todo o país sofreram com a falta de acesso a leitos, respiradores, medicamentos, testes e vacinas – reafirmando que, diante de uma emergência sanitária internacional, as ações de assistência à saúde e prevenção dependem de um planejamento estratégico e de tomada rápida de decisões. A pandemia deixou claro que todo mundo é usuário do SUS.
Com a mudança de gestão, em 2021, o cenário começou a mudar. Com o retorno da pasta a uma gestão comprometida, as ações assertivas da Secretaria Municipal de Saúde serviram como modelo para outras cidades e estados do país. De janeiro de 2021 a março de 2022, foram mais de 390 leitos abertos, 2,7 milhões de testes de diagnóstico realizados e mais de 17 milhões de doses da vacina aplicadas, o que foi fundamental para superarmos esse momento tão difícil da pandemia.
+ SAIU NA MÍDIA – Daniel Soranz usa ‘marcapasso do voto’ em caminhadas
A experiência do município do Rio de Janeiro em 2021 comprova: com competência, dedicação e responsabilidade, é possível enfrentar grandes desafios. Investir mais do que o mínimo obrigatório na saúde é fundamental para a organização de um sistema de saúde mais solidário e alinhado às necessidades da população. O sistema de saúde é muito maior do que só um atendimento público para as pessoas. No entanto, muitas vezes as pessoas só lembram que precisam defender a construção de um sistema de saúde melhor quando elas não conseguem acessá-lo.
E vale lembrar: o SUS é importante para tudo. Desde a produção de medicamentos e insumos até pesquisas científicas, regulamentação, fiscalização sanitária, vacinação, prevenção a doenças, promoção da saúde e mais. Ele é muito maior do que a gente consegue enxergar individualmente. E é fundamental que a gente tenha quem o proteja.
+ Daniel Soranz ressalta importância do cuidado com a Saúde das comunidades do Rio, como o Complexo do Alemão
Infelizmente, a bancada federal que defende o sistema de saúde se reduz a cada dia. Fortalecer essa bancada e ter deputados que defendam uma parcela do orçamento público para o sistema de saúde é algo que pode fazer muita diferença na vida das pessoas. Eu sei que com uma boa gestão e com experiência, a gente pode fazer muito mais do que já fez.
Após tantos anos dedicados à Saúde do município do Rio, deixei o cargo de secretário por acreditar que, como deputado federal, poderei contribuir ainda mais para o fortalecimento do SUS. É meu objetivo disputar uma parcela maior do orçamento para a saúde pública do nosso Estado e construir regras e legislações melhores que protegerão a sua saúde e a saúde da sua família. O SUS é um direito de todo brasileiro. Fazer com que esse sistema funcione conforme foi estruturado é um sonho meu. Acredito que não estou sozinho.
+ SAIU NA MÍDIA – “Vacinado in Mengão”: Praguinhas de Daniel Soranz são um sucesso
Na hora de votar, escolha quem vai lutar pelo SUS. Uma campanha não é feita apenas por um indivíduo, é feita por um objetivo comum que queremos alcançar. Por isso, acredito que, unindo forças, podemos construir um sistema único de saúde de qualidade e acessível para todos. Meu compromisso é com a sua saúde, meu compromisso é com você.
Daniel Soranz, 5588
Leia o artigo na íntegra: Vote em mim | Daniel Soranz | Deputado Federal – RJ