PELA SUA SAÚDE.
PELA SAÚDE DA
SUA FAMÍLIA.

De 2008 a 2016, o investimento na Saúde como prioridade de agenda possibilitou que a cidade do Rio de Janeiro expandisse exponencialmente a cobertura populacional pela estratégia Saúde da Família, saindo de aproximadamente 3,5% para mais de 70%. Na prática, isso significa que mais de 4 milhões de pessoas que antes não tinham acesso à saúde básica passaram a ter um serviço de mais qualidade e inclusivo. A expansão só foi possível porque, na época, muitos esforços foram concentrados para que houvesse gradativamente mais investimentos na área.

Em contrapartida, de 2017 a 2020, o município do Rio de Janeiro começou a sofrer com o descaso na saúde pública, com fechamento de leitos, sucateamento das unidades e descontinuidade de contratos de mão de obra. Isso contribuiu para que, em 2020, no ápice da pandemia de covid-19, a cidade do Rio tivesse um dos piores índices de mortalidade do país. Brasileiros em todo o país sofreram com a falta de acesso a leitos, respiradores, medicamentos, testes e vacinas – reafirmando que, diante de uma emergência sanitária internacional, as ações de assistência à saúde e prevenção dependem de um planejamento estratégico e tomada rápida de decisões. A pandemia deixou claro que todo mundo é usuário do SUS.

Com a mudança de gestão, em 2021, o cenário começou a mudar. Com o retorno da pasta a uma gestão comprometida, as ações assertivas da Secretaria Municipal de Saúde serviram como modelo para outras cidades e estados do país. De janeiro de 2021 a março de 2022, foram mais de 390 leitos abertos, 2,5 milhões de testes de diagnósticos realizados e mais de 16 milhões de vacinas aplicadas.

A experiência do município do Rio de Janeiro em 2021 comprova: com competência, dedicação e responsabilidade, é possível enfrentar grandes desafios. Investir mais do que o mínimo obrigatório na saúde é fundamental para a organização de um sistema de saúde mais solidário e alinhado às necessidades da população.

E é por isso que precisamos sempre definir metas e traçar estratégias para a construção de um sistema de saúde cada vez mais justo e com mais qualidade:

Hospital Federal de Bonsucesso

Hospital dos Servidores

Hospital do Andaraí

Hospital Cardoso Fontes

Hospital da Lagoa

Hospital de Ipanema

INCA – Instituto Nacional do Câncer

INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

INC – Instituto Nacional de Cardiologia

Hospital Estadual Eduardo Rabello

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC

Hospital Estadual Getúlio Vargas 

Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE/UERJ

Hospital Universitário Clementino Fraga FIlho – UFRJ

Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF

Hospital Universitário Graffreé e Guinle – UNIRIO

Hospital Federal de Bonsucesso

Hospital dos Servidores

Hospital do Andaraí

Hospital Cardoso Fontes

Hospital da Lagoa

Hospital de Ipanema

INCA – Instituto Nacional do Câncer

INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

INC – Instituto Nacional de Cardiologia

Hospital Estadual Eduardo Rabello

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC

Hospital Estadual Getúlio Vargas 

Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE/UERJ

Hospital Universitário Clementino Fraga FIlho – UFRJ

Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF

Hospital Universitário Graffreé e Guinle – UNIRIO

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