Neste sábado (17), o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, vistoriaram o andamento das obras do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Durante a visita, a dupla de gestores percorreu todo o complexo, avaliando a segurança da estrutura e inspecionando os aparelhos instalados, além de indicar possíveis melhorias para o espaço.
Dentre as unidades que irão compor o Super Centro – três, no total -, faltam poucos detalhes para a inauguração do Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e do Centro Carioca do Olho (CCO), que irão se juntar ao Centro Carioca de Especialidades (CCE) – já em funcionamento – para formar o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina.
+ Daniel Soranz passa a fazer parte da equipe de transição do governo Lula
Com as obras em estado avançado, o Centro Carioca de Diagnóstico terá capacidade para realizar mais de 34 mil procedimentos por mês, sendo equipado com a mais alta tecnologia para a realização de exames diagnósticos, como: cintilografia, broncoscopia, endoscopia, espirometria, ressonância, colonoscopia, tomografia e ultrassonografia, além de contar com o primeiro PET Scan da rede municipal do Rio, importantíssimo para o tratamento do câncer.
O Centro Carioca do Olho, por sua vez, realizará mais de 52 mil procedimentos por mês na área da oftalmologia, como: consultas, cirurgias de catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, pterígio, retina, exames oftalmológicos e dispensação de lentes corretivas.
+ Prefeitura do Rio promove ações de conscientização e prevenção à Aids
A entrega do Super Centro Carioca de Saúde é um esforço da Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de zerar a fila do Sistema de Regulação (Sisreg). Com capacidade para realizar 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês, além de contar com 582 especialistas, a unidade reduzirá o tempo de espera para os serviços com maiores demandas atualmente e vai qualificar ainda mais o atendimento à população carioca.
O Super Centro receberá pacientes das unidades de Atenção Primária de todo o município, como as Clínicas de Família e os Centros Municipais de Saúde, encaminhados pelo Sisreg.
Leia também: Eleito deputado federal, Daniel Soranz é diplomado no Rio de Janeiro